terça-feira, 11 de março de 2014

Para refletir: Onde e como descartar o meu resíduo?

Com o desenvolvimento urbano e o crescimento populacional, a geração de resíduos nas cidades é cada vez maior. Com isso, os locais para destinação se tornam escassos, e isso pode se agravar ainda mais nas próximas décadas.

Problemas como inundações, contaminação dos recursos hídricos e do solo, proliferação de vetores patogênicos, poluição visual e utilização incoerente de matéria prima são adversidades frequentes em relação à fraca gestão dos resíduos sólidos, principalmente no que tange a Lagoa da Pampulha.
     
Algumas alternativas podem ser adotadas para evitar os problemas advindos da má destinação dos resíduos. Partindo desta premissa, o consumidor deve estar atento desde a compra do seu bem até a sua destinação, que esta inter-relacionada aos princípios preventivos, cujas raízes se instalam na pratica sustentável da reciclagem.

Analisando-se alguns pontos de recolhimento de materiais, podemos identificar os pontos mais próximos e encaminhá-los, com o objetivo de que recebam o tratamento necessário.

No site da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) é possível encontrar os pontos para coleta de resíduos.
 
http://portaldeservicos.pbh.gov.br/ Clique em Limpeza urbana

Saiba o que fazer com os diferentes tipos de resíduos: eletrônico, óleos de cozinha, pneus, medicamentos vencidos entre outros.

Ser um cidadão consciente é praticar boas ações, que podem ser iniciadas levando seu resíduo para o local certo, podendo então ser reutilizado. São pequenas ações que trazem grandes mudanças para nosso ambiente.
 

 


Local de Entrega Voluntária (LEV) nas regionais.  
Fonte: portalpbh.pbh.gov.br, 2014.




Nenhum comentário:

Postar um comentário