A realização dos trabalhos de Educação Ambiental e Comunicação Social deve ser embasada em propósitos que forneçam condições para continuidade do trabalho, a fim de que possa render frutos na busca concreta do desenvolvimento sustentável. O trabalho de Educação Ambiental e Comunicação Social para a Recuperação da Qualidade da água da Lagoa da Pampulha vêm disseminando este conceito e prática nas de atuação.
A mobilização dos Professores e demais representantes das Escolas é fundamental para que o trabalho seja orientado e desenvolvido para transformação de comportamentos e atitudes em relação ao ambiente. Atividades didáticas são também, importantes ferramentas para promoção da sustentabilidade no contexto escolar. Buscando alcançar todos estes objetivos, a equipe de Educação Ambiental, além das atividades realizadas nas escolas, propõe aos professores duas atividades extras, que potencializam a ideia transmitida durante os encontros. Segue abaixo as atividades complementares:
- Elaboração de Redações;
- Confecção da Árvore da Vida
A primeira escola a aderir a proposta foi a E. E. Jornalista Paes Sardinha, onde todas as atividades foram realizadas com sucesso. Os alunos elaboraram redações, e com o auxílio dos professores a árvore da vida foi confeccionada pelos alunos.
O intuito da confecção da árvore da vida é fomentar nos alunos o desejo e a esperança de uma Lagoa mais limpa. Os alunos escreveram nas folhas os sonhos de um futuro melhor para a humanidade, com base nas seguintes reflexões:
Como queremos o nosso meio ambiente no futuro?
Como podemos ajudar a melhorar a qualidade da água da lagoa da Pampulha para a vida dos seres que vivem nela e a sua volta?
A atividade alimentou ainda mais o desejo de contribuírem para a Recuperação da Qualidade da Água da Pampulha, e de todos os recursos naturais disponíveis para sobrevivência do homem. Assim, o reconhecimento da necessidade da preservação e conservação da natureza torna-se um fator comum entre toda a humanidade.
Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da Criação, seja animal ou vegetal, ninguém precisará ensiná-lo a amar seu semelhante. Albert Swheitzer
Nenhum comentário:
Postar um comentário